Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Penedos de Góis

Preservar os PENEDOS é a palavra a não esquecer

Penedos de Góis

Preservar os PENEDOS é a palavra a não esquecer

EN2 entre Portela do Vento - Alvares

09
Mar10

Alvares - À Beiro do Sinhel
Empurrados para o Sul?!

O Governo assinou recentemente os contratos relativos à construção e beneficiação das acessibilidades principais da nossa região.

Boas notícias, sem dúvida! Muito se lutou, durante os dois últimos mandatos autárquicos, inclusive até se promoveu um abaixo-assinado contra a injustiça que foi "imposta" a esta região por todos os anteriores governos da república, durante anos de democracia.

Finalmente, chegou a boa nova da conclusão do IC 8 a construção da auto-estrada que ligará à A23 a Coimbra, deixando a nossa freguesia mais perto do sul e litoral, tornando-se mais atractiva, pois passa a ficar a muito razoáveis tempos de distância de Coimbra, da Figueira da Foz e de Espanha.

Até aqui tudo bem, aparentemente, tudo bem para o Concelho de Góis!

Salvo, se terem esquecido do troço da EN2 entre Portela do Vento - Alvares, que estranha e paradoxalmente não faz parte deste grande conjunto de intervenções rodoviárias. É pena, porque este troço seria vital e permitiria a esta parte do concelho aproximar-se da sua sede concelhia com outras condições de segurança, se a intervenção adequada neste troço rodoviário de cariz nacional tivesse sido pensada ...

Vejamos: falamos de uma estrada nacional que faz a ligação directa, no mínimo, entre duas sedes de concelho, mas possibilita as ligações ainda a outras. Esta estrada é uma via estruturante para a circulação de pessoas e bens, desonerando em muito, os custos das empresas, que têm no IC 8, a sua via privilegiada para os seus negócios.

Enfim, este esquecimento é totalmente incompreensível, considerando a grande intervenção que irá ser realizada nesta zona, Assim, continuarão a deixar as pessoas escolher o melhor caminho a fazer, quando se têm que deslocar e progressivamente estas vão procurando outros locais onde possam encontrar mais rapidamente o que necessitam, criando novos hábitos, relações afectivas e, mais tarde, outras necessidades. Para quem não entender, a água na serra corre sempre de cima para baixo, aproveitando a natureza para o fazer. Apenas, altera o seu percurso quando se verifica a intervenção humana que vê nesta acção benefícios directos e indirectos para a obter.

Sabemos que não é fácil, mas tem que se fazer um esforço para melhorar um troço, cuja construção tem mais de 50-anos, num terreno com uma topografia perfeitamente favorável a uma intervenção sem grandes custos.

Lembro que há alguns anos, aquando da intervenção no troço da EN2, Portela de Góis - Portela do Vento foi possível com a obra já a decorrer e tempo útil. realizar obras de rectificação e anulação de curvas que não estavam então previstas.

O empenho em pugnar por esta grande obra tem que ser uma realidade. Caso este sonho da nossa freguesia não venha a acontecer, representará mais uma dura penalização, afastando-a infelizmente ainda mais, da sua sede de concelho natural.

É importante para nós e é importante para todos os munícipes, que as acessibilidades atenuem as distâncias que nos separam do restante do concelho.

Tenhamos esperança que quem de direito não irá regatear esforços para a concretização de mais esta grande infra-estrutura na nossa freguesia. Vamos à obra, à conquista do futuro!

 

 

 

Victor Duarte,
in O Varzeense,

 28/03/2010