Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Penedos de Góis

Preservar os PENEDOS é a palavra a não esquecer

Penedos de Góis

Preservar os PENEDOS é a palavra a não esquecer

Eólicas

06
Out09
 
 
 
De Guidinha Pinto a 2 de Outubro de 2009 às 13:14
 
Olá, boa tarde. Estou de visita a este sítio e assustei-me com o conteúdo dos comentários. Não podemos aceitar, jamais, que um parque eólico seja construído no nosso Penedo. Não sou contra os parques eólicos e por muito necessária que seja a implementação de energias renováveis, no nosso Penedo NÃO! À volta dele, há muito espaço. Para Norte, Sul e Nascente já existem eólicas. Para Poente, é só subir a estrada da Pena para as Aigras e Trevim e vão lá ver o espaço aberto que existe. E com maior altitude. Vão lá e estudem os acessos. Por favor, deixem o nosso calhau em paz. É isso que ele nos transmite - Paz.

Saudações amigas.


 

 


 

 
De Alberto Manuel Henriques Barata a 4 de Outubro de 2009 às 11:16
 
Sobre o tema, que se prende com a possibilidade de instalar EÓLICAS no penedo, entendo possuir alguma legitimidade e autoridade moral, para manifestar a minha opinião sobre este assunto.
De facto, tendo nascido na Póvoa da Cerdeira, a primeira visão que retive na minha mente, após os meus olhos terem passado a visionar tudo o que se encontrava ao meu redor foi, como é óbvio, o penedo.
Por outro lado, com 13 e 14 anos de idade, quantas vezes, bem cedo pela manhã, eu subi o penedo, passando pelo Vale Torto, Povorais até à Oitava, fazendo o mesmo percurso de forma inversa ao entardecer.
Nessa época participei também, na reflorestação de toda a zona, que envolve o penedo, após o mesmo ter sido objecto de incêndio no Verão de 1964.
Posto isto, entendo que se praticará um crime de natureza ambiental se, eventualmente, procederem à instalação de EÓLICAS no penedo de Góis.
Contudo, caso existam cidadãos disponíveis para trabalharem, eu acredito que sim, no sentido de evitarem a prática de tal crime, então há que encarar esta temática de forma séria.
Assim, primacialmente, é preciso saber qual a entidade ou entidades, poder central, ou poder local, com competência para decidirem sobre esta matéria.
Qual o papel a desempenhar pelas Organizações não governamentais de natureza ambiental, no sentido de se evitar o cometimento de mais um monstruoso atentado ambiental.
Embora longe do penedo, manter-me-ei atento ao desenrolar dos acontecimentos e sempre disponível para participar nas diligências necessárias e adequadas, conducentes à preservação do nosso penedo.

Alberto Barata

1 comentário

Comentar post